Série: Evangelho segundo Mateus – Mateus 1: Quem é o Messias?

Começo hoje uma série sobre o Evangelho segundo Mateus, capítulo por capítulo. Espero que você possa tirar o máximo de proveito desta série, e que seja de grande ajuda para o seu crescimento espiritual. Que o Espírito Santo de Deus me direcione na elaboração destes estudos e direcione você em sua leitura e estudo.

por Victor Duarte de Freitas

serie o evangelho segundo mateus

Deus já havia se comunicado por meio dos Seus profetas que viria um Messias para ser a salvação de Israel. Sabendo disso, as pessoas já aguardavam o Seu aparecimento por volta daqueles dias. “Será que Ele vem ainda neste ano ou será no próximo? Como será que Ele é?” devem ter pensado algumas pessoas. Os registros dos profetas, em especial Daniel, indicavam que estava muito próximo o Seu surgimento.

Maria, uma simples mulher, estava prometida em casamento com José, um carpinteiro. Maria estava na cidade de Nazaré, na Galiléia, quando recebeu a visita do anjo Gabriel. “Alegra-te, cheia de graça. O Senhor está contigo” disse o anjo. Percebendo que ela havia se assustado, disse mais o anjo: “Não temas, Maria. Eis que achaste graça junto de Deus. Conceberás no teu seio e darás a luz a um filho, e o chamarás com o nome de Jesus, pois ele será grande, será o Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará na casa de Jacó para sempre; seu reinado não terá fim”.

Quão grande notícia era esta. Maria, uma mulher comum, acabara de receber a notícia de que do seu ventre surgirá o Messias. “Dentre tantas mulheres em Israel, eu fui escolhida por Deus para esta grande e maravilhosa graça. Como acontecerá isto, se eu nunca estive com nenhum homem, e estou prometida de casamento com José?” respondeu Maria. O anjo então lhe diz: “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te encobrirá com a sua sombra, por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus”.

Aquelas palavras devem ter estremecido mais ainda o coração de Maria. “Como será conceber um Filho do próprio Deus?” ela deve ter pensado. Grande alegria a tomou naquele momento. Maria, uma mulher que achou graça diante de Deus. Não que ela não tivesse pecados, mas sim porque ela tinha o coração reto diante do Senhor, assim como era o rei Davi.

As profecias estavam prestes a serem cumpridas, e Deus chamou Maria para cumprir seu propósito. Mais uma vez, Deus chamando os que não são, para confundir os que são.

José, o futuro marido de Maria, fica sabendo que ela está grávida. “Maria está grávida? Ela deve ter adulterado” deve ter pensado José. Conforme os costumes da época, José poderia então expor maria em público, e ela seria repudiada e apedrejada. Mas, por ser um homem justo e íntegro, e de tanto amor que tinha por Maria, não quis a expor em público, mas o desejo do seu coração foi deixá-la em segredo.

Enquanto pensava nisso, eis que o Anjo do Senhor aparece a José e diz: “José, filho de Davi. Não temas receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo de Deus. Ela dará a luz a um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

José então resolve receber Maria como sua esposa, e eles não mantém relações sexuais até que Jesus nasça. Assim, se cumpriu o que foi dito pelos profetas nas Escrituras: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel”, que significa Deus conosco.

Mais uma vez, Deus usando os que não são para confundir os que são. José, um simples carpinteiro, ao aceitar Maria como sua esposa, cumpre o papel reservado por Deus para que se cumpram as Escrituras que dizem: “Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes”. A genealogia de José deixada por Mateus em seu evangelho nos prova que, assim como predito pelos profetas, Jesus recebeu o título de descendente de Davi, Jesus era o Leão da Tribo de Judá.

A população podia agora se alegrar, pois Deus já havia preparado todo o cenário para a vinda do Seu Filho Jesus, o Messias, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Mateus começa o evangelho dando todos os detalhes do pano de fundo deste maravilhoso acontecimento, o nascimento do nosso Salvador, que vamos continuar acompanhando na leitura do Evangelho segundo Mateus.

Esse post foi publicado em Estudos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário