Devocional – Gênesis 25

Victor D. Freitas

Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto!” Por isso também foi chamado Edom. Respondeu-lhe Jacó: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”. Disse Esaú: “Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?” Jacó, porém, insistiu: “Jure primeiro”. Então ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó. Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho. (Gênesis 25:29-34)

Ao aceitarmos Jesus como nosso único Senhor e Salvador, ganhamos o direito de sermos chamados filho de Deus, por adoção, sendo Jesus Cristo o primogênito do Pai. Mas o diabo, com sua astúcia, direto tenta nos tirar esse título que nos foi dado.

Imaginemos o cenário do texto acima: Jacó estava em casa fazendo um ensopado quando chega seu irmão, Esaú. Aquele prato parecia apetitoso aos olhos de Esaú, uma vez que este estava faminto, e pede um pouco para o irmão. Então Jacó diz o preço do prato: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”.

Muitas vezes, se é que não poderia dizer sempre, o diabo nos oferece um prato que aparentemente é apetitoso, mas o seu preço é alto. Aqueles momentos em que somos tentados a pecar, em todas as áreas da nossa vida, naquele momento parece bom o que estamos prestes a fazer, mas o diabo sempre coloca o mesmo preço neste prato: “venda-me o seu direito de filho de Deus”.

Na época de Jacó e Esaú o filho mais velho tinha muito mais direitos do que os demais filhos, assim como uma parte maior na herança. E hoje, como filhos de Deus, podemos desfrutar da grande maravilha que é chamar Deus de “Meu Pai”. Somos feitos à imagem e semelhança dEle e temos uma herança à nossa espera, que é a vida eterna no Seu reino. E o diabo quer nos tirar isso, porque um dia isso foi tirado dele.

Eu vejo em Esaú um homem que vivia apenas o momento. Naquela hora ele estava com fome, mas o seu modo de vida o levou a dizer que estava quase morrendo por causa da fome. Isso é um exagero enorme, tanto que após ele comer, a bíblia diz que ele se levantou e saiu, normalmente. Por ele viver apenas o momento, ele não não conseguiu enxergar lá na frente e por causa disso acabou fazendo uma enorme besteira: vendeu sua primogenitura.

Todos os dias o diabo nos oferece o seu “prato de ensopado” que é o pecado, situações para pecarmos. E este prato aparentemente é gostoso. Quem me disser que é ruim pecar eu o chamarei de mentiroso. Se assim fosse, por que então pecamos? Mas hoje o convite que faço é: Não viva o momento, como fez Esaú. Veja lá na frente, olhe para a eternidade. Será que realmente compensa ter o prazer de um pecado agora e vender nosso direito de filho de Deus?

Esse post foi publicado em Devocionais e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Devocional – Gênesis 25

  1. Dayanna Rodrigues disse:

    Glória a Deus!! Quero ser fiel ao Senhor e jamais negociar as suas bençãos por prazer algum!!

Deixe um comentário