Devocional – Provérbios 16

Dayanna Rodrigues

“O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16:15 e 18)

O orgulho pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto como uma emoção negativa: a Arrogância. O que nos leva nos achar superiores.

Normalmente quando temos a razão sobre determinada situação, ficamos resistente a opinião do outro. Afinal de contas, voce não está errado! É de fato vítima da situação e não o causador dela.

E o orgulho nos impede de ser flexíveis, porque desejamos a todo custo provar nossa razão. Daí surgem os conflitos.

Mas voce pode pensar: mas é injusto eu me calar diante de uma circunstância dessa! Se eu estivesse errado eu assumiria, porque ele(a) não pode fazer o mesmo?

A grande questao é não esperar que o outro reaja da maneira como nós reagiriamos. Não criar expectativa em cima do que faríamos no lugar do outro. Porque felizmente, ninguém é igual a ninguém.

Em situações como essas, gostaria muito de ser correspondida da maneira como eu reagiria mas nem sempre é assim, daí vem o sentimento de insatisfação, que pode gerar a ira, e traz consigo o orgulho que é: jamais dar o braço a torcer ate que o outro e se desculpe.

Essa espera pode levar algum tempo. Ou até mesmo esse reconhecimento alheio pode nunca acontecer. O mais difícil para nós seres humanos é de fato agir sem esperar um retorno. Pois esse, pode não vir. E isso irá gera um sentimento de magoa, tristeza.

Precisamos aprender o significado do amor incondicional, que é amar independente de, fazer independente de, ajudar independente de, orar pelos outros independente de.

Muitas vezes me pego pensando em estratégias para provar as pessoas que elas precisam se amoldar e se adequar ao meu jeito. Só que o processo de lapidação dói dos dois lados, e as vezes dói mais em quem quer ver a mudança, pois implica em paciência, espera, fé no outro, expectativa.

Que o Senhor nos auxilie nessa caminhada. Sabemos que nem sempre seremos correspondidos a altura. Mas temos um Deus que jamais nos deixa em desvantagem. Ele ao contrário de nós, sempre supreende, vai além das possibilidades, cuida de nós mesmo sem merecermos, não espera muito de nós, e nos ama de maneira indescritível.

Que isso te baste. Que o Amor e Amizade Dele seja mais que suficiente na sua vida. Ele tem que ser o centro, o primeiro e o Unico a ter sua total atenção.

Que o Senhor te abençoe!

Esse post foi publicado em Devocionais e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário